quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tiramissú...che ti tira su!!!

Amo tiramissú, desde sempre, nem lembro bem de quando comi pela primeira vez...mas foi um dos primeiros nomes a serem lembrados na criação da nossa linha de doces.

Principalmente após a abertura da confeitaria, muitas pessoas me perguntaram sobre o Tiramissú e a maioria delas, no intuito de saber se faço ou sei...ou se mesmo existe a receita original do doce italiano.

A origem é incerta, apesar de muitas teorias...prefiro acreditar na que diz que a preciosidade foi criada e era oferecida nos bordéis do Vêneto a fim de manter os viajantes dispostos...acordados para os afazeres...um doce che ti tira su...que te faz levantar!!!

É composto basicamente por ovos, açúcar, biscoito savoiardi, café frio, vinho Marsala, queijo mascarpone e chocolate em pó.

biscoito savoiardi: é o nome italiano para o nosso tradicional biscoito champagne, é uma génoise propriamente dita, ou seja, é uma esponja que não leva fermento...cresce à base de ovos batidos em banho-maria.

queijo mascarpone: um queijo cremoso e adoçicado, da região da Lombardia.

vinho Marsala: Marsah-el-Allah, que significa "Portão de Deus" é o nome árabe da cidade na região da Sicília que produz este vinho, forte e doce.

A nossa versão substitui o mascarpone, que é caríssimo e impossível de achar fresco, por um mousse de cream cheese e whisky no lugar do vinho Marsala.

Para a nossa grata surpresa, tem sido um dos campeões de vendas...

Para o deleite de todos...tá sempre fresquinho no balcão

; )



2 comentários:

Marina Mott disse...

Pudera...com seu talento! O aspecto está divino! Parabéns!

Unknown disse...

.... nossa, que maravilha !!!! desconhecia o blog, apesar de ter experimentado os doces num aniver... realmente são irresistíveis e, mais mais que isso, além da beleza e sabor, o "confeiteiro" mostrou-se um escritor sensível e bem humorado...um artista...heheheh...Terei de me tornar cliente....